segunda-feira, 10 de agosto de 2015

AS VIDAS DENTRO DA VIDA

Lendo a respeito do grande escrito russo, Leon Tolstói, encontrei que sua relação com o cristianismo remonta ao período em que o Cristo esteve entre nós, daí sua experiência quando ainda estava reencarnado na Rússia, na sua propriedade  chamada Iasnaia Polyana. Foi uma experiência considerada um tanto radical pois Leon rompeu com a Igreja Ortodoxa Russa e com o estado, passando a viver o que chamava o anarquismo cristão. Acreditava ele que as religiões deturparam a essência da Boa Nova ( o que estava com razão ) tornando-se escravas dos rituais e desvitalizando a grande mensagem.

Em sua propriedade passou a investir no bem estar de seus trabalhadores e a participar de suas vidas, saindo a trabalhar no campo ao lado dos mujiques de suas terras. Buscou o despreendimento dos bens terrenos, o que levou à incompreensão por parte de seus familiares. Tolstói ainda escreveu artigos e livros defendendo a mensagem de Jesus como o grande código de vida social capaz de produzir uma civilização saudável. Seu Livro refrente ao evangelho não é dos mais conhecidos na literatura mundial mas é, sem dúvida, o que melhor representa a presença de vidas passadas talhando a vida do emérito escritor.

Segundo alguns informes relatados pelo mesmo através de médiuns considerados seguros e confiáveis, entre eles Célia Xavier, Leon vivera à época de Jesus, tendo contacto com o Mestre mas, segundo o próprio, não aproveitara a oportunidade. Dessa experiência adviria o encanto que ele tinha pelo Mestre e uma certa sensação de remorsos que envolvia sua consciência, acrescentado pela vida dissoluta que tivera durante alguns anos de sua rica existência.

As vidas exercem, mais do que acreditamos, grande influência sobre a existência atual, sobretudo naqueles casos que apresentam personagens um tanto complexos, almas mais vividas e sensíveis, refletindo com mais apuro, os ecos das reencarnações passadas, como foi o caso do escritor russo. É uma grande repositório de conhecimento estudarmos o que foi a vida e o pensamento do autor de Anna Karênina e Guerra e Paz. Parece que podemos enxergar através de seu corpo talhado como se fosse uma dos antigos profetas, com suas barbas brancas nas proximidades do peito e o olhar penetrante, intenso, denotando profundidade e uma personalidade carregada de vivências antiguíssimas.

Convido aos amigos do blog ler sobre ele e sobre a busca do Evangelho em toda sua beleza; suas idéias seduzem, e sua vida nos desvenda a grande teia que todos tecemos ao longo de múltiplas encarnações, fazendo-nos compreender porque certas personagens nos despertam imenso respeito e admiração, diferenciando-se da craveira comum, marcada pela superficialidade das sensações, enquanto estes, os  ricos de vidas, resplandecem a sabedoria da anterioridade das existências como apogeu e atestado da sabedoria divina, concretizando a grande Lei da evolução.

2 comentários :

  1. Belo texto, Fred. Estava com saudades dos seus escritos.

    Boa semana,

    Maria Clara Marques .'.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Fred, perfeito o texto, muito esclarecedor atualmente estou lendo o Novo Testamento tradução de Haroldo Dutra Dias estou no inicio. Bem Fred, um inicio de semana de muita paz e luz!!!! Abraço fraternal!!!! Namastê!!!




    “Muitas vezes perder algo de valor
    em mudanças impostas pelo sofrimento,
    é o jeito de encontrar algo de
    mais precioso no caminho.”

    Emmanuel

    ResponderExcluir