sexta-feira, 23 de outubro de 2015

LEI DIVINA E LEI HUMANA

Esse e´o tema da abertura da Semana Espirita de Maceio´, na sede da Federação Espírita Alagoana, neste próximo domingo, 16 horas e que terei a honra de fazer a abordagem. Desde que a federação reformou seu auditório alguns anos atrás esta e´a primeira vez que falarei ali. A expectativa e´de um público maravilhoso, com a energia característica dos corações da terra de Deodoro.

A evolução levara´, paulatinamente, as leis criadas pelos homens para regular a vida social, na direção das leis divinas. A conquista da iluminação fará com que os homens vivenciem as sagradas expressões das leis morais da vida, ao mesmo tempo em que compreendera´cada vez mais o funcionamento das leis universais, da natureza.

Quanto mais amadurecemos espiritualmente forjamos uma sociedade marcada pela lei do amor, regida por ela. Daí advirá um mundo justo, equânime, administrado pela generosidade, pelo profundo respeito ao semelhante e pela vida como um todo. Não existira´mais violência de qualquer espécie, nem o egoísmo separara´os homens. Os mais fortes protegerão o mais frágeis e estes mesmos desaparecerão pois não havera´mais almas tombadas ante expiações amargas.

Aproximar-se mais da Vontade do Criador é o fanal que impulsiona os seres humanos como desiderato do processo evolutivo. Ao passarmos o olhar sobre a nossa civilização na atualidade verificamos o quão distante nos encontramos dessa magnífica destinação. As lutas fratricidas que ainda caracteriza o orbe terrestre definem o estágio ainda doloroso em que nos encontramos espirtualmente. O fanatismo religioso nega a essência dessas mesmas religiões, que propõem bondade e tolerância de uns para com outros.

Mas as grandes e profundas mudanças que ora transcorre na face do planeta tambem alcançará as religiões. E muito mais valorizados serão os elementos que as aproxima do que aquilo que divergem em suas formas de crenças. A religiosidade será o que predominará. E bem assim a junção da ciência para com a religião. Os conflitos que sempre nortearam o contato entre essas duas áreas do conhecimento humano desaparecerão pela simples conquista da tolerância e o entendimento de que ambas representam asas diferentes para que o espírito ascenda na direção da grande luz.

Leis divinas e leis humanas. No futuro, só´restará o que e´divino pois a própria forma de proceder do ser humano cintilará a beleza da mais intensa e profunda espiritualidade. O homem estará em verdadeira comunhão com sua natureza transcendente, entregue  às luzes do amor, que nada mais é que sua constituição essencial.

Nenhum comentário :

Postar um comentário