terça-feira, 12 de maio de 2015

CANCER

Com a passagem do tempo, aproximando-se a Terra de uma transformaçao em sua condiçao moral, percebemos que as dores ganham cada vez mais uma caracteristica mais sutil. Digamos que mais emocional. Anteriormente, ha' decadas, tinhamos expiaçoes em corpos teratologicos, distorcidos, verdadeiros aleijoes. Vemos que diminui sensivelmente os casos dessa natureza. Agora temos os grandes dramas da alma, as doenças predominantes sao aquelas relacionadas aos sentimentos, `a maneira como encaramos a vida. Depressao, sindrome de panico e outras doenças sutis mas nao menos dolorosas.

O cancer, no entanto, continua sua trajetoria devastadora no mundo. Ele ainda parece nao ter cumprido sua finalidade depuradora. Multiplicam-se os casos. Mesmo com a medicina dando passos consistentes em direçao `a cura de alguns dos mais de cem tipos de canceres conhecido, ele ainda faz diversas vitimas. No universo das minhas amizades e conhecidos, venho me deparando com inumeros casos.

O aprendizado em torno do problema e' muito grande, nao so' para aqueles que carregam a dolorosa experiencia bem como para os que convivem com eles. A fragilidade humana se patenteia em toda sua pujança. O medo, a angustia, os diversos estagios que a doença provoca nas reaçoes das pessoas, formam imenso painel de aprendizado sobre a vida. Mais que nunca a consciencia da imortalidade e da finalidade da vida se apresenta como um imenso tesouro de sustentaçao para as horas mais delicadas do processo.

Estariamos preparados para a noticia que a doença se instalou em nossa intimidade? Antes da enfermidade aparecer ela ja' se configurara nas estruturas energeticas da alma. E' ali que temos que por o olhar. A realidade invisivel aos olhos da carne representa o arcabouço da saude ou da doença, da felicidade ou infelicidade, do bem ou mal sofrer, conforme o que encontramos em o Evangelho segundo o espiritismo. Entenderemos, no futuro, que a chave de tudo que ansiamos de bom para nossa vida encontra-se nas escolhas que fazemos, na sintonia para com a Grande Lei, na harmonia que estabelecermos entre o que somos  e as luzes do bem.

Causa e efeito, resposta, carma, eco, diversos nomes tentam definir nosso poder de escolha, de superaçao, a capacidade que temos de redefinir caminhos, refazer estradas. O cancer tambem e' auxiliar nesse aprendizado, capaz de iluminar, espantar sombras definitivamente de dentro de nos. Parece que durante mais um bom tempo ele permancera' alterando vidas. O espirito, ao final, vencera'. Tudo encontra-se, de alguma maneira, a serviço do progresso dos seres. E' da Lei. Tudo progride. E tudo impulsiona a alma para sua plenitude, sua felicidade, sua perfeiçao relativa. Ate' a etapa de nao precisar mais das enfermidades.

2 comentários :