sexta-feira, 12 de junho de 2015

PÁTRIA DO EVANGELHO ?

Ainda não. Lamentavelmente, a sociedade brasileira ainda está distante desse objetivo. Devemos evitar uma visão superficial do que foi colocado pelo espírito Humberto de Campos na famosa obra psicografada por Chico Xavier. Não se trata de um vaticínio sobre o movimento espírta. Vai muito mais além. 

Sabemos que a sociedade brasileira encontra-se em um nível de extrema violência e radicalizada. Tem um nome para isso: crise. E dentro do significado da palavra crise, e´oportunidade de depuração. Sou otimista quanto ao poder de superação. Superaremos esse triste momento da nossa história. O meu otimista e´realista e baseado na lei de evolução agora, necessário se faz uma abordagem mais consistente sobre essa meta do Mais Alto para o Brasil.

Olhando as notícias nos telejornais ficamos perplexos com a barbárie entre nós. Idoso, sem reagir e´alvejado por assaltante, assim como idosa é atirada da sacada de sua casa por assaltante, sobrevivendo por um triz, sorte que o que foi atingido pela bala não teve. A droga avassaladora vitima milhões de jovens. A responsabilidade dos religiosos cresce à medida em que somos convidados a experienciar o que acreditamos em nosso círculo de vivência.

A colocação de Humberto de Campos é uma destinação ou um projeto ? bom entendermos isso. Confesso que preciso me debruçar sobre esta reflexão. A árvore do Evangelho já havia sido instalada em outras terras e elas falharam. Transportada para o Brasil, poderá ocorrer o mesmo? Bastaria números de seguidores de religiões cristãs para que se consagre a assertiva do espírito do escritor maranhense através do Chico ?

Somos um dos maiores rebanhos católicos do mundo; dizem que aqui e´onde o movimento evangélico cresce com grande consistência e nos apresentamos como o país mais espírita do planeta mas, o que isso tem representado, de fato, em termo do avanço civilizacional? em que isso tem tornado mais humana a sociedade brasileira? em que proporção a falência da vivência do Evangelho por parte dos seus seguidores tem contribuído para o avanço d drogadição e dos lares desestabilizados, que alimentam o desnorteamento dos jovens?

Além do fracasso dos governos brasileiros no tocante à segurança, em que proporção colaboramos, com a adesão externa aos cultos cristãos, sem efetiva ação de mudança no própria vida, tem colaborado para a decadência dos valores que dizemos adotar?

Fazer estas reflexões considero fundamental para que busquemos dar consistência à própria fé, mudando os padrões de nossas vidas. Adotar os valores que afirmamos acreditar é algo de extrema necessidade para que ajudemos a sanear a atmosfera do Brasil, fazendo da exemplificação o alimento poderoso capaz de fortalecer o corpo social, modificando para melhor o nível de vida moral da sociedade. Hora de pensarmos o que estamos fazendo com a sublime árvore da Boa Nova, colocada em solo brasileiro, com luminosa missão junto à humanidade conturbada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário